Cerveja fortalece ossos de mulheres
Rio - Mulheres que bebem quantidades moderadas de cerveja podem fortalecer seus ossos, segundo estudo da Universidade de Extremadura (Espanha) divulgado ontem pela Rede BBC. A pesquisa, com 1.700 voluntárias com idade média de 48 anos, verificou que a densidade óssea era melhor em mulheres que bebiam regularmente do que nas que não bebiam.
Mas a equipe de pesquisadores adverte que o efeito pode ser mais ligado a hormônios de plantas presentes na cerveja do que ao álcool. Os cientistas disseram não recomendar que as mulheres comecem a beber cerveja, mas sugeriram que novos estudos sejam feitos com um ingrediente da cerveja chamado fitoestrogênio.
A pesquisa mediu com ultrassom a densidade dos ossos dos dedos das mãos. Os resultados foram comparados, levando-se em conta peso, idade e consumo de álcool.
Mulheres definidas como consumidoras leves ou moderadas de cerveja (até 280 gramas de álcool por semana, ou o equivalente a até 5 unidades por dia) tinham densidade óssea maior do que as abstêmias.
Especialistas advertem que é difícil estabelecer limite entre uma dose saudável de álcool e uma prejudicial. O limite máximo estabelecido pelo estudo, de 35 unidades por semana, é o dobro do máximo recomendado para as mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário