SUA CONEXÃO

sábado, 22 de agosto de 2009

FLUXO E COLORAÇÃO


Fluxo e coloração
Deixar de comer certos alimentos ou fazer dietas radicais podem atrapalhar a menstruação?

Dra. Denise Coimbra

Olá doutora Denise, tenho uma dúvida sobre menstruação. É verdade que com a falta de ferro no organismo a menstruação pode mudar? É que eu não como carne e cortei alimentos, como o feijão da minha alimentação.

Durante alguns meses, notei que a minha menstruação estava vindo mais escura e em menor quantidade. Quando voltei a comer alimentos que contêm ferro (e mesmo assim pouca carne), minha menstruação começou a voltar ao normal.

Mas ainda me preocupo, pois pode ser algo mais sério, visto que, todos os meses, sinto formigamentos em uma das minhas trompas. Cada mês em uma. É normal na minha idade? Tenho 17 anos. Obrigada!



A alimentação ou ingestão de ferro pode ter influência na menstruação se houver uma alteração de peso significativa – o IMC (Índice de Massa Corpórea) abaixo de 15.

Com 17 anos, é mais difícil que tenha influência no seu ciclo menstrual. No meio do ciclo acontece a ovulação com uma dor em fossa ilíaca direita ou esquerda, a depender do lado eu você ovulou. Isso é normal.

Mas não deixe de comer certos alimentos sem a supervisão de um médico ou nutricionista, você ainda está em fase de desenvolvimento e a falta de certas proteínas pode atrapalhar o seu desenvolvimento e comprometer a sua saúde. Cuidado!

E você, também tem perguntas para fazer à Dra. Gineca? Envie um e-mail para draginecaresponde@ig.com.br. Comente!

Leia mais sobre: menstruação

Nenhum comentário:

Postar um comentário