SUA CONEXÃO

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

OS PODERES DA BETERRABA





Os poderes da beterraba

Pesquisa mostra que consumir suco feito com o vegetal faz a resistência física aumentar

Rio - Um estudo feito na Inglaterra mostrou que atletas que consomem suco de beterraba aguentam se exercitar por até 16% a mais de tempo. O levantamento, da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, revelou que uma substância presente no vegetal, o nitrato, ajuda a reduzir o consumo de oxigênio, aumentando a resistência física e diminuindo o ritmo em que a pessoa fica exausta.


Além de beneficiar os atletas, o suco poderá também ajudar quem tem doenças cardiovasculares, respiratórias e metabólicas, segundo a rede BBC.

A pesquisa indicou que, em atletas, o efeito de um copo de 500 ml do suco do legume seria maior até do que o de treinamento regular. A suspeita dos cientistas é que o nitrato do suco de beterraba se transforme em óxido nítrico no corpo, o que reduz a quantidade de oxigênio consumido pelo organismo durante o exercício.

Foram observados oito homens entres 19 e 38 anos de idades, que tomaram 500 ml de suco de beterraba orgânico todos os dias, por seis dias consecutivos. Depois, eles faziam uma série de exercícios em uma bicicleta ergométrica.


O mesmo grupo voltou a ser observado depois de ingerir uma mistura de suco concentrado de cassis e fazer o mesmo exercício. Depois de beber o suco de beterraba, o grupo conseguiu pedalar uma média de 11,25 minutos, 92 segundos a mais do que quando tomaram o placebo. Além disso, a ingestão do suco de beterraba também fez com que o grupo apresentasse pressão arterial mais baixa durante o período em que descansava.

“Tenho certeza que atletas profissionais e amadores vão ficar muito interessados nos resultados do estudo. Também gostaria de explorar a relevância dos resultados para pessoas que têm má forma física e poderiam usar a suplementação da dieta como uma maneira de ajudá-los em seu dia a dia”, disse um dos cientistas envolvidos no estudo, Andy Jones. Para ele, os benefícios do suco não podem ser alcançados por outros meios, incluindo treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário