SUA CONEXÃO

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Moradores expulsos de área irregular de SP podem receber moradia

Tropa de Choque e moradores entram em confronto no Capão Redondo em reintegração de posse

Tropa de Choque e moradores entram em confronto no Capão Redondo em reintegração de posse

Alguns moradores permanecem no terreno particular onde moravam em barracões irregulares após confronto com policiais militares nesta segunda-feira em Capão Redondo, na zona sul de São Paulo.

Após o conflito, duas pessoas foram detidas por desacato a autoridade. Um morador foi atingido por uma bala de borracha, mas não corre risco de morte.

O confronto durou três horas com a participação de 240 policiais na operação. Um policial militar foi ferido e atendido pelos próprios colegas. As câmeras fotográficas de dois repórteres foram roubadas na confusão.

A operação de reintegração de posse do terreno de 14 mil m² da Viação Campo Limpo, empresa de transporte, começou por volta das 6h30 desta segunda-feira, na rua Ana Aslan.

Moradores contrários à desocupação fizeram barricadas, colocando fogo em veículos, móveis e pedaços de madeira, em diversos pontos do terreno.

A Tropa de Choque da PM revidou à ação e usou bombas de efeito moral para conter os manifestantes. Até um trator foi usado para abrir caminho aos policiais.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, que acionou 11 viaturas para conter as chamas no local, não há informações de pessoas feridas por causa do fogo.

“O que a gente tem pra dar pros nossos filhos hoje? Acabaram com as nossas roupas, com a comida. A gente está atrás de uma moradia digna. Nós podemos sair, mas não podemos ser atacados com bomba”, disse um morador ao Brasil Urgente.

Desacordo

Cerca de 800 famílias ocuparam há um ano e meio o terreno do Parque do Engenho, no Campo Limpo, na zona sul. Segundo a associação de bairro, o terreno está penhorado pelo INSS.

Os moradores fazem parte de um movimento chamado Frente de Luta por Moradia, que luta por melhores condições de vida para as famílias abrigadas no local.

Segundo a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB), um diretor da entidade pediu o adiamento da reintegração no Fórum de Santo Amaro, mas o pedido não foi aceito.

De acordo com a Secretaria de Habitação, as pessoas que ficarem desabrigadas serão encaminhadas para programas assistenciais e, as que tiverem renda, terão o programa de carta de crédito da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) devem receber verba para a aquisição da casa própria.

Os moradores pedem que a reintegração seja adiada até que as famílias recebam algum tipo de assistência da Secretaria de Habitação. Já os policiais cumpriram o mandado de desocupação, determinado pela Justiça.

NOTA: COM A PALAVRA O LULA, O JOSÉ SARNEY QUE TEM CASTELO EM PORTUGAL, O DEPUTADO QUEM TEM CASTELO, OS LADRÕES DO PLANALTO, OS SAFADOS E OS POLÍTICOS CORRUPTOS DESSE BRASIL.

SAFADOS UNIDOS, BRASIL FALIDO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário