SUA CONEXÃO

domingo, 23 de agosto de 2009

QUEM TEM MEDO DO ESCURO ?







Quem tem medo do escuro?
Equipadas com novos sensores de imagem, câmeras da Fujifilm e da Sony conseguem tirar excelentes fotos sem flash, mesmo quando não há quase luz alguma.

David Pogue / New York Times

Durante anos, os fabricantes de câmeras digitais em todo o mundo levaram o público na conversa. Eles nos ensinaram a acreditar que o que torna uma câmera melhor que a outra é o número de megapixels que ela tem - quando, na verdade, a quantidade dos pequenos pontinhos que compõem a imagem tem pouco a ver com sua cor, nitidez ou detalhes.

Entretanto, aos poucos a verdade está vindo à tona. Recentemente (e já não era sem tempo) as empresas começaram a redirecionar seus esforços de pesquisa, de "como aumentar os megapixels" para "como fazer fotos melhores". Elas estão trabalhando em coisas que realmente importam em uma câmera doméstica, como o tamanho do sensor e estabilização de imagem, e corrigindo o problema com a fotografia sob pouca luz.

Nesta última categoria, por favor dêem as boas-vindas à Fujifilm FinePix F200EXR (R$ 1.399) e à Sony DSC-WX1 (ainda não disponível no Brasil, US$ 350 nos EUA). Ambas vem acompanhadas de promessas incríveis ("uma revolução na fotografia com pouca luz: detalhes estonteantes e pouco ruído em cenas com não mais que a luz de uma vela", diz a Sony) mas cada uma, de seu jeito, é realmente um importante passo à frente.

Isso porque, no mundo das câmeras de bolso como estas, "pouca luz" basicamente significa "pesadelo". Assim que o sol se põe, as limitações aparecem e a qualidade despenca. Sim, você pode colocar a câmera em um tripé. Desta forma, mesmo que o obturador fique aberto por mais tempo (para captar mais luz) a câmera não se move, então fotos borradas não são um problema. Mas quem quer carregar um tripé pra cima e pra baixo só para poder usar adequadamente uma câmera microscópica?

Como alternativa, na maioria das câmeras é possível aumentar a sensibilidade à luz (ISO). Assim a câmera absorve mais luz, mas paga um preço altíssimo: uma multidão de pontinhos multicoloridos conhecidos como "ruído" invade a imagem. Pior ainda, você pode acabar com fotos "manchadas" e sem nitidez, resultado de um sistema antiruído zeloso demais.

Claro, sempre dá pra usar o flash. Infelizmente uma foto com flash não é o que seus olhos estavam vendo na hora do clique. É algo completamente diferente, com rostos praticamente alvejados de tão brancos e fundos mais escuros que uma caverna. E o flash não funciona em nada a mais de três metros de distância da câmera.

(As SLRs, aquelas câmeras grandes, pretas e pesadas usadas por profissionais, se saem muito melhor sob pouca luz porque contém sensores de imagem gigantescos).

A Fujifilm e a Sony resolveram o problema da pouca luz da forma certa e mais difícil: reprojetando o sensor de imagem propriamente dito, o minúsculo chip retangular que é o coração de toda câmera digital.

Há anos a Fuji vem se gabando do arranjo incomum de seus sensores de imagem. Nestes chips cada "fotócito", o minúsculo sensor individual responsável por um pixel na imagem, tem um formato hexagonal em vez de quadrado, e o conjunto é arranjado como uma colméia. Com isso, uma área maior do sensor é exposta à luz que chega até a câmera.

Mas o novo sensor da F200EXR vai um passo além. No chamado "modo EXR" ela pode combinar dois fotócitos adjacentes, efetivamente duplicando a quantidade de luz coletada pelo sensor naquele ponto. Claro que o truque corta pela metade a resolução em megapixels - você consegue fotos de 6 megapixels em vez de 12. Mas o impressionante é que, com pouca luz, estas imagens de 6 megapixels são na verdade mais nítidas e detalhadas que as imagens de 12 megapixels tiradas pela mesma câmera.

A Sony também reformou seu sensor. De acordo com a empresa ele é um "sanduíche" com várias camadas: lentes no topo, então filtros de cor, circuito e os fotócitos lá no fundo. A Sony diz que em seu novo sensor Exmor R o circuito foi movido para a camada mais ao fundo, deixando os fotócitos mais próximos da superfície de forma que menos luz se perca no caminho até eles.

E tudo isso faz alguma diferença?

Com certeza faz. Passei três noites consecutivas fotografando as mesmas cenas noturnas e de pôr do sol com a Sony, a Fuji e minha Canon PowerShot SD880, uma excelente câmera lançada em 2008 sem recursos especiais para fotografia em pouca luz.

Sou um fã fervoroso das câmeras de bolso da Canon, que consistentemente vem se mostrando as melhores no mercado ano após ano. Mas em quase todos os meus testes após o pôr do sol as fotos tiradas com a Canon ficaram tão borradas que eram praticamente inúteis. As fotos da Fuji e da Sony eram às vezes um pouco granuladas (uma SLR teria se saído melhor), mas sempre foram mais nítidas e sempre conseguiram capturar a cena exceto na escuridão mais absoluta.

É mesmo impressionante: não há um avanço tão importante entre as câmeras domésticas desde o surgimento da estabilização de imagem. Na maioria dos casos a Sony foi ainda melhor que a Fuji. Algumas de suas fotos - como as feitas com apenas uma vela como fonte de luz - foram praticamente milagres.

A Sony faz dois outros truques de cair o queixo. De sua prima maior e mais cara, a HX1, a WX1 herdou o modo panorâmico: à medida em que você move a câmera em um arco em frente ao seu corpo ela silenciosamente bate 10 fotos, descobre como uní-las e produz uma panorâmica de 270 graus. Isso é que é grande-angular!

Esta mágica tem alguns limites: a imagem resultante tem "apenas" 7 megapixels (a câmera tira fotos normais a 10 megapixels), a exposição é fixa tendo como referência o extremo esquerdo da imagem e pessoas ou coisas que se movam durante a captura podem aparecer duas vezes, ficar "espremidas" ou cortadas. Mas ainda assim, não há forma melhor de mostrar a majestade do Grand Canyon ou outra paisagem similar apertando um único botão.

O outro truque da Sony é tirar 10 fotos em um segundo, uma velocidade de captura que coloca a maiora das outras câmeras de bolso no chinelo. Infelizmente a câmera "congela" por 18 segundos logo em seguida, enquanto processa todas estas imagens.

Ainda assim, a Sony WX1 é uma câmera que se destaca, Para uma máquina que é tão simples de usar, ela é cheia de pequenos prazeres, que incluem inicialização super-rápida, foco rápido, lentes com zoom de 5x e gravação de vídeo em alta-definição. Dá para mudar o foco enquanto filma e até usar o zoom, uma raridade em câmeras fotográficas, talvez por causa do ruído ensurdecedor do motor de zoom na trilha de áudio. Mas em alguns casos, mesmo um zoom barulhento é melhor que nenhum zoom.

Ambas as câmeras conseguem escolher o modo correto (close, pôr do sol, retrato, paisagem e por aí vai) automaticamente. Ambas não tem um visor óptico, só a tela LCD, o que as torna difíceis de usar sob luz intensa do sol. Ambas as câmeras são pequenas o suficiente para caber dentro do bolso de uma camisa e tem excelente reconhecimento de faces, o que significa que retratos ficam quase sempre em foco e com a exposição correta. Nenhuma delas tem foco manual.

Há alguns pontos negativos. A Sony exige um daqueles estranhos cartões Memory Stick Duo (porque a Sony não usa cartões SD como o resto do mundo?) e a câmera da Fuji tem baixa autonomia de bateria, modo de captura sequencial lento e poucos controles manuais. O outro recurso de destaque da Fuji, seu modo de ampla faixa dinâmica (High Dynamic Range) pode recuperar detalhes em partes da imagem que de outra forma estariam "estourados" (manchas brancas). Infelizmente, a diferença é visível em poucas fotos.

No geral, a Sony WX1 praticamente limpa o chão com a Fuji. Mas esta comparação não é totalmente justa: a câmera da Fuji já tem seis meses de idade, e o modelo da Sony está chegando ao mercado agora. Uma nova Fuji, a F70EXR, deve ser lançada no próximo mês, equipada com o mesmo sensor especial, um impressionante zoom de 10x e outras funções interessantes.

Isto responde à pergunta "que câmera devo comprar"?. Infelizmente, ainda não. Ainda há o que ponderar. A Sony WX1 é praticamente irresistível por sua habilidade em pouca luz, vídeo em alta definição, panoramas e modo sequencial. Mas ainda assim, sob boa luz, minha Canon PowerShot SD880 faz fotos com cor e nitidez melhores.

Enquanto isso, é oficial: outro problema crônico das câmeras pequenas foi resolvido. É um prazer anunciar que os geniais projetistas de câmeras, há muito obcecados com megapixels, finalmente recuperaram o bom-senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário