SUA CONEXÃO

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Água: Uma Meditação

Water: A Meditation

por Urmila Devi Dasi

No Havaí, límpidas ondas azuis celestes batiam em meus joelhos enquanto uma tartaruga marinha multicolorida suavemente alimentava-se próxima de meus pés. É o encantamento da água que leva as pessoas àquele local pacífico e muito belo, como tantos lugares buscados pelas pessoas com o intento de relaxar e rejuvenescer. Muitos meses depois, em Londres, a dois oceanos do Havaí, alguns amigos me levaram para me exercitar em uma piscina coberta de água aquecida. Embora o clube esportivo carecesse de beleza e a água fosse repleta de produtos químicos, minha estadia na água foi, ainda assim, refrescante.

A água é uma das categorias da energia de Krsna, como descrito em escrituras como o Bhagavad-gita e o Brahma-samhita. Krsna sempre existe como uma pessoa transcendental, separado de Sua energia, enquanto que, ao mesmo tempo, Ele está presente nessa energia. Assim, embora a água não seja Krsna, Krsna é a água.

De que maneiras podemos apreciar Krsna na água? Ele é o sabor ou a essência da água, a qualidade que sacia a nossa sede e traz satisfação. Enquanto eu nadava na piscina de Londres, pensei na brandura ou liquidez da água. Uma das qualidades de Krsna é Sua suavidade. Seu corpo espiritual é tão suave que ele muda de cor onde é levemente tocado por uma folha. Seu corpo suave é um estímulo ao amor de Seus devotos por Ele.

As escrituras descrevem que o Senhor e Sua forma são idênticos. Assim, tanto Seu corpo quanto Seus sentimentos são suaves. Especialmente quando Krsna assume a disposição de Sua maior devota e aparece como o Senhor Caitanya, Seu coração derrete em compaixão por todos os seres vivos, e Ele concede gratuitamente amor a Deus sem considerar o mérito do candidato. Seu coração, portanto, é como manteiga ao fogo, suave e fluídico. A liquidez da água mostra-nos essa qualidade de fluidez e derretimento do amor e da doçura do Senhor.

A água também é poderosa, tão poderosa que seu rápido fluir pode prover toda a eletricidade de uma cidade, ou uma enorme onda pode causar grande destruição em um instante. O poder da água nos lembra que umas das opulências de Krsna é a força ilimitada. Ele cria, mantém e destrói incontáveis universos sem fazer qualquer esforço. Ele carrega planetas sobre Sua cabeça com tamanha indiferença que Ele quase não tem ciência do peso deles. Se todo o poder cinético em potencial de toda a água do mundo fosse combinado em uma gigantesca onda, ela não igualaria a menor fração da força de Krsna.

Essa natureza dúplice da água – suave, mas poderosa – lembra-nos como Krsna, cuja forma espiritual eterna é de um delicado rapaz de dezesseis anos, facilmente lutou contra musculosos demônios que estavam atormentando os cidadãos inocentes e os matou.

Passatempos na Água

Muitas das espirituais atividades transcendentais do Senhor se relacionam com a água. Quando Krsna cria o mundo material, Ele assume uma forma de tamanho incomensurável e Se deita em uma espécie de sono, em transe ióguico, em Sua encarnação como a serpente Sesa, que flutua sobre o vivente e espiritual oceano causal. Incontáveis universos, um dos quais nós agora habitamos, vêm do corpo do Senhor quando Ele exala.

Então, o Senhor entra em cada universo e cria a partir de Sua transpiração um oceano que preenche metade da fechada estrutura universal. Ele Se deita nessa água, e Sua consorte, a deusa da fortuna, massageia Seus pés.

O Senhor desfruta flutuar sobre esse oceano cósmico com Sua consorte. Porque cada um de nós é uma pequena parte do Senhor, temos Suas propensões em um grau diminuto. Assim, o desejo do homem comum de flutuar sobre um barco, uma balsa ou outro engenho similar com a pessoa amada vem do Supremo, a fonte de tudo.

Outro exemplo de passatempos de Krsna envolvendo água ocorreu no começo da história do universo. Na cosmologia Védica, os planetas são pessoas conscientes. A Terra, certa vez, caiu dentro da água universal quando pessoas demoníacas perturbaram sua órbita perfurando-a em busca de óleo e afetando seu equilíbrio. Seres celestiais, chamados devas, que controlam o universo a serviço de Krsna, queriam que a Terra fosse resgatada. Atendendo ao pedido deles, o Senhor veio salvá-la. Ele assumiu a forma de um esplêndido e gigantesco javali (Varaha), mergulhou no fundo do oceano universal, pegou a Terra e gentilmente a carregou sobre Suas presas até a superfície da água. Tendo-o feito, um grande demônio os desafiou. O Senhor Varaha então cuidadosamente colocou a temerosa Terra sobre a água e deu a ela a habilidade de flutuar. Uma luta entre o Senhor e o demônio se deu dentro do grande oceano. Após derrotar o demônio, o Senhor Varaha retornou ao céu espiritual.

Algumas vezes, uma enchente devasta o universo, e Krsna assume a forma de um peixe dourado e brinca na água. Amarrado ao chifre no centro de Sua cabeça está um barco transportando sábios, o conhecimento Védico e as sementes que repovoarão o mundo após o dilúvio. Durante este passatempo, Krsna desfruta tanto de Seu brincar na água como de Sua relação amorosa com os grandes sábios.

Krsna, em Sua forma original, frequentemente Se diverte na água com Seus amigos e Suas amadas. Para a realização de Seus passatempos aquáticos, Ele escolhe rios como o Ganges e o Yamuna, que também são deusas puras em amor a Ele. Krsna também brinca em lagos grandes e pequenos repletos de lótus e cisnes e rodeados por pavilhões enfeitados com pedras preciosas. Tais corpos d’água são pessoas, devotos Seus, vivos em amor e bem-aventurança.

Aguando a Planta de Nossa Devoção

Além de meditarmos em como a água nos lembra das qualidades e dos passatempos de Krsna, podemos aumentar nossa percepção dEle quando usamos a água em nossa vida cotidiana. Para a manutenção básica da saúde, por exemplo, precisamos de água limpa para bebermos e nos banharmos, e precisamos dela para limpar nossas roupas e nossa casa. Precisamos do sistema estabelecido por Krsna para o suprimento de água limpa através da evaporação e da chuva. No mínimo, devemos regularmente agradecer o Senhor por essas dádivas que mantêm vivos os nossos corpos. Além disso, devemos ser gratos pela água nos servir de ímpeto para a lembrança de Krsna, pois essa lembrança irá aumentar o nosso serviço e o nosso amor a Ele, aguando a planta de nossa devoção.

Tradução de Bhagavan dasa (DvS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário