SUA CONEXÃO

domingo, 19 de julho de 2009

APRENDA A FAZER COMPRAS NA FEIRA

Daniela Tovianski

orientação

Aprenda a fazer compras na feira

O Conselho de Nutricionistas, em parceria com a Prefeitura de SP, está percorrendo as feiras livres da cidade para ensinar aos compradores como consumir frutas, verduras e legumes de forma consciente, sem desperdícios e, ainda, aproveitando as partes não convencionais dos alimentos


Débora Spitzcovsky

O Brasil é um dos grandes produtores de alimentos do mundo, mas, paradoxalmente, também é um dos países que mais desperdiça comida. Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Agroindústria de Alimentos da Embrapa, jogamos fora cerca de 11 milhões de toneladas de alimentos todo ano e 30% desse desperdício tem início nas feiras livres e Ceasas – Centros de Abastecimentos do país.

Baseado nisso, o CRN3 – Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, decidiu promover a “Campanha Feira Livre”. A partir de hoje, 2 de junho, até o dia 10 de julho, equipes formadas por uma nutricionista e estudantes das faculdades de Nutrição da cidade irão percorrer as feiras livres que acontecem nas regiões Oeste, Sul e Centro da capital paulista para ensinar aos clientes – e, também, aos feirantes – como se alimentar de forma saudável e evitar o desperdício de alimentos na hora da compra e do consumo.

Além de explicar as vantagens de ingerir frutas, verduras, legumes e outros alimentos frescos – como pescados –, a equipe de nutricionistas vai ensinar os consumidores a manipular e armazenar corretamente esse tipo de comida, afim de evitar desperdícios. Um calendário com as safras anuais dos alimentos, também, será entregue aos consumidores para que eles comprem frutas, verduras e legumes que, realmente, poderão ser consumidos e não terão a lata de lixo como destino.

Os clientes das feiras livres de São Paulo ainda poderão aprender receitas com partes não convencionais dos alimentos, o que, também, diminui o desperdício. E, para aqueles que não moram na capital paulista, as receitas estão disponíveis no site do CRN3.

Todas as semanas, de 3ª a 6ª, as equipes irão à uma feira diferente da cidade para abordar e orientar os consumidores que estiverem por lá. Para saber quando os nutricionistas passarão perto da sua casa, clique aqui e confira a programação completa da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário