SUA CONEXÃO

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Pássaros precisam de cuidados especiais durante o inverno

Pássaros precisam de cuidados especiais durante o inverno


A chegada do inverno – época mais fria do ano – exige cuidados especiais com os bichos de estimação e com os pássaros os procedimentos não são diferentes. O dono deve cuidar atentamente do aquecimento das aves, que devem ser mantidas fora de correntes de vento, em ambientes aquecidos e longe do frio.

Aqueles que são acostumados a deixar os pássaros do lado de fora da casa, durante o inverno, este hábito deve mudar e as aves devem ser colocadas dentro de casa, principalmente no período noturno.

É importante que o pássaro fique no sol durante o período mais quente do dia, para que a ave possa se aquecer naturalmente com a luz do sol, mas isso deve ser feito apenas por curtos espaços de tempo, para que o animal não pegue friagem e desenvolva doenças respiratórias. Mas como saber se o seu pássaro está com uma doença respiratória? Basta analisar os sinais emitidos pelo bicho.

Doente, o pássaro fica ‘amuado’, quietinho na gaiola, sem comer, abrindo o bico freqüentemente, devido à dificuldade de respirar. Se o seu passarinho apresenta estes sintomas, não se preocupe, siga nossas orientações e saiba como curar o seu bichinho de estimação. É natural que no inverno, os passarinhos fiquem mais quietos e desanimados, mas para dar mais força e vitalidade às aves é importante acrescentar à alimentação delas alguma vitamina, como a farinha de ovo. Ela fortalece as penas e evita a queda, muito comum nessa época do ano.

Confira as doenças mais comuns que ocorrem no inverno:

ASMA

Causas: Poeira, friagem, alimentos condimentados, gaiolas sujas, mudanças no clima e mal ventilação do criadouro.

Sintomas: Respiração difícil acesso asmático freqüente e ofegante. Em casos muito graves imobilidade, olhos entreabertos, penas soltas, respiração acelerada intermitente com emissão de pequenos gemidos.

Tratamento: Eliminar frio, vento, poeira, úmida, colocar a ave em gaiola com temperatura de 30ºC, na hora da crise administrar gotas de adrenalina a 1./10.000, antibióticos e tânicos.

BRONQUITE OU TRANQUEITE

Causas: Correntes de ar, aves em local de ar não renovado, bruscas mudanças de temperaturas.

Sintomas: A ave perde o apetite, narinas obstruídas, bico aberto, rouquidão e catarro, a ave não canta e fica agitada.

Tratamento: Colocar a ave separada numa temperatura de 30ºC e administrar antibióticos e vitaminas A e D e aviobitina na água de beber.

CORIZA

Causas: Bruscas mudanças climáticas, aves em locais úmidos, aves mal alimentadas, falta de vitamina C.

Sintomas: Corrimento nasal, tosse, respiração difícil, mucosa congestionada, falta de vivacidade, aneroxia.

Tratamento: Limpar as narinas com cotonete impregnado em solução de permanganato de potássio, com 1./1.000. Administrar antibióticos com penicilina mais estreptomicina, clorofenicol na água de beber, vitaminas, aviobitina e Neo Sulmetina SM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário