SUA CONEXÃO

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Sucuri engole capivara e vira atração em São Gabriel - MS

Uma sucuri de seis metros de comprimento virou atração em São Gabriel do Oeste. A cobra foi flagrada em situação constrangedora, havia acabado de ingerir uma capivara adulta e simplesmente não consegue se mover. Está imobilizada em uma pequena lagoa na granja Pinesso, distante 30 quilômetros da cidade.

Tão logo a notícia se espalhou, a granja virou ponto de visitação. O gerente Sebastião José Vaz cuida pela segurança da cobra. “Não vamos matá-la, ela vai ficar ali. Tem mais sucuri por aqui”, disse. Pode ficar de 15 dias ou até 45 dias com movimentos restritos. Se estiver no rio, vai para o fundo. A digestão é lenta.

A caçada aconteceu à noite. A capivara adulta pode pesar até 80 quilos, refeição muitas vezes maior que o diâmetro da boca da sucuri. Mas ela é dotada de um arranjo natural para situações como essa, é capaz de deslocar o maxilar inferior, que tem uma fissura, a pele se distende, os dentes são curvados para traz e trabalham o movimento de alavanca para ajudá-la a deglutir. Quem explica é o biólogo Willian Corrêa, do biotério da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Site Idest

Os biólogos dizem, a partir de observações, que a sucuri não chega a esmagar suas presas como se supunha. “Na verdade ela só comprime até fazer parar a respiração e o coração, ou os dois juntos. Isso acontece em no máximo meia hora. Quando ela percebe que o animal já está tonto, começa a engolir.” (Com informações do Idest)

Nenhum comentário:

Postar um comentário