SUA CONEXÃO

domingo, 19 de julho de 2009

BERÇO DA VIDA

Dante Buzzetti e Silvestre Silva

berço da vida

Exposição mostra ninhos das aves brasileiras

No jardim do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, a partir do dia 18 de julho, estarão expostas, em painéis, fotos de ninhos dos mais variados formatos e tamanhos, construídos pelas aves nativas do Brasil


Débora Spitzcovsky

Galhos, copas de árvores, barrancos e, até mesmo, postes de luz. Assim como os próprios brasileiros, as aves nativas do nosso país são extremamente criativas na hora de escolher um lugar para construir seus ninhos. E as excentricidades não param por aí: existe uma série de materiais, formatos e técnicas usados pelas aves de diferentes espécies na hora de construir o habitat de seus futuros filhotes.

É exatamente essa variedade de ninhos feitos pelas aves brasileiras que a exposição do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, mostrará a partir do dia 18 de julho. Ao todo, serão 12 painéis de 1,20m x 1,20m expostos no jardim do centro cultural com fotos que retratam o encantador mundo construídos pelas aves para sua reprodução.

Nos murais, há imagens de ninhos feitos em cumbucas, na ponta de folhas, em cupinzeiros e no próprio barro, construídos a partir dos mais variados materiais, como folhas, gravetos, teias de aranha, liquens e, até mesmo, cascas de cobra.

A ideia da exposição é retratar as particularidades de cada espécie, que, aliás, não existem apenas na construção dos ninhos. Nas fotos é possível constatar que, dependendo da ave, os machos chocam as “casinhas” dos seus filhotes e outras vezes, o casal, junto, esquenta os ovos que a fêmea bota. Além disso, o ambiente em que os ninhos são construídos são bem variados: há os que são feitos em lugares sossegados e, também, os que ficam em locais bem barulhentos.

A mostra, que foi inspirada no livro “Berços da vida – Ninhos de aves brasileiras”, dos fotógrafos Dante Buzzetti e Silvestre Silva, ficará em exposição, na capital paulista, até 5 de setembro. Na inauguração, no dia 18, Silvestre estará presente no Museu para falar um pouco do seu trabalho, que consiste em caminhar, há 30 anos, pelas matas, praias, serras, planícies, cerrados e sertões brasileiros para captar imagens das manifestações da vida natural.

Exposição “Ninhos de Aves Brasileiras”
Data: de 18 de julho a 5 de setembro
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, nº 2705, Jardim Paulistano – São Paulo/SP
Ingresso: R$ 4,00 – Gratuito aos domingos e feriados
Mais informações pelo telefone (11) 3032-3727

Nenhum comentário:

Postar um comentário