SUA CONEXÃO

sábado, 15 de agosto de 2009

ADULTERAR A KILOMETRAGEM DO CARRO É CRIME...

Golpistas alteram quilometragem de carros

O hodômetro, aparelho que registra a quilometragem do carro, é adulterado com o auxílio de programas de computador.


No Rio Grande do Sul, proprietários e mecânicos estão adulterando a quilometragem de carros usados para vendê-los como se fossem mais novos. Veja na reportagem de Patrícia Cavalheiro e Giovanni Grizotti.

Nas oficinas, os golpistas prometem: carros com muitos quilômetros rodados ficam como novos. E garantem que a fraude não tem como ser descoberta.

“É apagada a quilometragem, a antiga. No momento que a gente fizer, ela vai gravar outra quilometragem ali, não tem como voltar”, diz o golpista.

Em menos de duas horas, a quilometragem do carro da nossa reportagem foi adulterada em três oficinas diferentes. Cada uma delas cobrou R$ 60 pelo serviço.

Ao final, conseguimos reduzir os 133 mil quilômetros originais para pouco mais de 40 mil quilômetros.

Para fazer a alteração, os golpistas retiram o painel. O hodômetro, aparelho que registra a quilometragem do carro, é adulterado com o auxílio de programas de computador.

Repórter: É um programa para cada carro?
Golpista: Sim. E cada versão também é diferente.

Os programas são vendidos pela internet. Alguns viriam até de fora do país.

“Compra importado da Itália. Isso aí vem importado”, diz um dos homens.

Quem vende carro com o hodômetro adulterado comete crime contra o consumidor e pode pegar de três meses a um ano de prisão. Quem altera a quilometragem pode passar mais tempo atrás das grades.

“A gente pode estar justamente dentro de uma situação de estelionato e daí a pena é maior, de reclusão de um a cinco anos”, explica a delegada Patrícia Pacheco.

A redução de quilometragem é difícil de ser percebida, mas há detalhes que podem revelar se o veículo foi adulterado ou não. E que são importantes na hora de fechar o negócio para o comprador não ter prejuízos.

Segundo o engenheiro mecânico Luciano Soares, o estado de conservação de outros itens do veículo pode indicar se o tempo de uso é compatível com a quilometragem indicada no painel.

“O desgaste do volante, da avalanca de mudança e da borracha que reveste os pedais; desgaste do estofamento do veículo; desgaste dos pneus e ruídos do motor. Se possível, deve-se levar a um mecânico de confiança ou a uma oficina especializada para fazer uma análise antes da compra”, alerta Soares.

Levamos o carro de volta a uma oficina para desfazer a alteração.


NOTA: ESSE CRIME JÁ VEM DE MUITOS ANOS. AGORA É NECESSÁRIO PROGRAMAS DE COMPUTADOR, MAS NO TEMPO DA VOVÓ, ERA NECESSÁRIO UM FURADEIRA COM VELOCIDADE PELOS DOIS LADOS. RETIRAVA-SE O FIA QUE SAIA DO VELOCIMETRO E VOLTAVA OS KMS COM A FURADEIRA.

EM TEMPO: JAMAIS FIZ ISSO.

Um comentário:

  1. NÃO COMPRE NA PRAÇA BRASIL VEICULOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP
    CARRO COM HODOMETRO ADULTERADO CARRO COMO PROVA DE CRIME FINANCIADO PELA AYMORE FINANCIAMENTOS.
    Ola, me chamo Cleber , moro em São Bernardo do Campo e fiquei 04 meses procurando um sonho de consumo. Em 22/08/2008 adquiri um veiculo marca GM modelo Vectra 16v 2.2 CD , na loja em São Bernardo do Campo – SP , com 84.272 na loja PRAÇA BRASIL VEÍCULOS.
    O carro já veio com problema na documentação , pois estava com IPVA de 2008 vencido , com multas e licenciado no ano de 2008.
    A minha surpresa maior veio quando , dentro do manual do veiculo, achei um documento de manutenção do veiculo de freio que estava escrito La que o veiculo tinha em 01/10/2007, 129.077 km e no manual em 23/07/2001 tinha 52.135 km rodados.
    Ora se comprei o carro com 84.272 km rodados , como em 2007 ele teria 129.077km, é claro que o hodometro do meu tão sonhado carro estava adulterado.
    Informaram-me a puxar um CHECKAUTO do carro, qual a surpresa?? Em 09/12/2002 o carro tinha 61.048 km rodados e na mesma consulta constava outra data de 01/10/2005 com 99.989 km rodados....
    O carro esta financiado pela AYMORÉ FINANCIAMENTOS (BANCO REAL E ABN)em 48 parcelas , o legal é que nem a vistoria do veículo me foi passada mas eles devem saber ate o nome dos meus vizinhos, porque levantam nossa vida toda para financiar um veiculo mas ao contrario não levantam nada do carro??? O meu carro foi financiado com documentos irregulares, como pode????
    Bem ai começou o tormento , pois o carro esta adulterado , em contato com a loja , e deixado uma copia dos documentos obtidos , veio ate meu local de trabalho um representante da loja, e na minha loja tenho sistema de câmera e tem na entrada um aviso “Sorria , você esta sendo filmado” e o sistema gravou toda a conversa , na qual é afirmado que é de praxe a volta do km de carros.
    Localizei o anterior dono do veiculo o que vendeu seu carro a PRAÇA BRASIL e o mesmo me afirmou que vendeu o carro com muito mais de 150 mil km rodados. Mais uma prova que entre a venda do antigo dono e a minha compra, o hodômetro foi adulterado.
    Tenho um processo de Indenização na 4ª Vara Cível de SBC numero 564.01.2009.017666-6 e o Boletim de Ocorrência para estelionato na 6ª delegacia de São Bernardo do Campo numero 540/2009, onde dei segmento e o carro já foi ate periciado.Os processos estão em andamento.
    Estou indignado pois na data de ontem fiquei parado na estrada com minha família,na volta de um lindo fim de semana na praia, colocando não só a minha vida em risco como a deles também , por falta de vergonha na cara de pessoas que ludibriam os outros apenas para levar vantagem, não me conformei em ver minha esposa chorando e eu ter que trazer o carro com luz da injeção acesso , morrendo no meio da Rodovia Imigrantes as 22 horas da noite.Por causa de dinheiro, para mim basta!
    Hoje o carro marca 97.869 km marcados no hodometro e esta na concessionária GM para retifica do motor, com apenas 97 mil um carro que anda tranqüilo 200 mil já esta fazendo o motor , e depois me dizem que a Kilometragem não importa?


    Para quem acha legal ludibriar os outros voltando a Km , famoso GOLPE DO TOMBO, pense duas vezes ,você pode ser a sua própria vitima, você pode MATAR!!!

    Site do checkauto www.checkauto.com.br
    A consulta custa 25,00 e vale a pena puxar a placa do veiculo antes de comprar.

    ResponderExcluir