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quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CURRICULUM VITAE DEVE SER CURTO E DIRETO



Profissionais experientes pecam na extensão do histórico no currículo Texto deve conter as últimas três empresas trabalhadas, diz consultora Maria Carolina Nomura

Quando a experiência profissional é extensa – às vezes somando décadas de trabalho em diversas empresas – o candidato pode ficar tentado a descrever em seu currículo suas atividades em cada companhia. No entanto, o detalhamento das ações, requisito para deixar um currículo atraente e diferenciado, pode, neste caso, atrapalhar.

“A pessoa deve levantar as habilidades e competências técnicas focadas no objetivo de hoje. Se ela trabalhou anos atrás em uma área que não é o foco dela atualmente, não cabe esmiuçar essa experiência”, pondera Carmem Benet, consultora de recursos humanos da Manpower, de São Paulo.

Duas páginas - A medida certa é o candidato colocar, em apenas duas páginas, as três últimas empresas em que atuou e suas principais atribuições, sugere a consultora Neussymar Magalhães, diretora de planejamento e atendimento da Recursos Humanos em Marketing e Comunicação (RHMC).

“As demais empresas em que trabalhou, o profissional pode apenas citar o nome, o período e o cargo que ocupou.”

Enxuto – Mas, para Carmem Benet, citar o nome de uma firma em que se trabalhou há bastante tempo, somente por se tratar de uma companhia de renome, não é o mais recomendado.

Carmen lembra que o candidato é avaliado por um conjunto de fatores. Segundo ela, descrever as atribuições e mostrar os resultados alcançados é mais importante do que o porte da empresa em que atuou.

Cursos e idiomas - Outro ponto que o profissional experiente deve ter cuidado é com a seção de cursos do currículo. “Ele deve colocar apenas os mais recentes, realizados há, no máximo, três anos, e que tenham ligação com a área em que ele pretende atuar”, aponta Carmem.

Para enxugar ainda mais o documento, o domínio dos idiomas também pode ser resumido. Para a consultora, basta colocar o nível de fluência em cada uma das línguas, sem citar certificados. “Assim, ele tem mais espaço para escrever sobre as competências, que é o mais importante”, sugere.

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