Estudante que morreu durante voo ao Brasil não tinha "gripe suína", revela exame !
SÃO PAULO - A Secretaria de Saúde de Guarulhos informou, nesta sexta-feira, que deu negativo o resultado do exame para detectar se Jacqueline Ruas, de 15 anos, que morreu durante voo ao Brasil no início do mês, tinha "gripe suína" (rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS).
- Pneumonia é uma doença instável e paciente deve evitar viajar, diz médico
- Mãe de estudante que morreu durante voo passa mal em enterro
- 'Tia Augusta' diz que jovem embarcou sem atendimento médico
O exame foi realizado pelo Instituto Adolfo Lutz em restos coletados pelo Instituto Médico Legal (IML) de Guarulhos. De acordo com o resultado, Jacqueline não foi infectada pelo vírus da "gripe suína" e nem tinha gripe comum.
O resultado deste exame complementa o já realizado pelo Celebration Hospital, de Orlando, nos Estados Unidos, quando a menina passou mal durante a excursão e foi atendida. O exame do hospital norte-americano também deu negativo para a "gripe suína".
Um dia antes de embarcar para voltar ao Brasil, o diagnóstico do hospital americano afirmava que a jovem teria apresentado pneumonia e que, se voltasse a apresentar cansaço ou febre, deveria voltar ao Hospital. No entanto, o hospital avaliou que o quadro de saúde de Jaqueline era estável e concedeu alta à jovem.
Segundo o laudo preliminar divulgado pelo IML de Guarulhos, Jacqueline morreu de infecção generalizada provocada por uma pneumonia.
O exame foi refeito no Brasil porque os testes rápidos usados para detectar o vírus da "gripe suína" apresentam resultados incorretos em cerca de 50% dos casos, segundo um diretor da Anvisa. Além disso, um dos passageiros da excursão obteve resultado positivo para a nova gripe.
A morte
Jacqueline Ruas morreu após passar mal em um voo da companhia aérea Copa Airlines, que saiu de Miami com destino a São Paulo. A menina voltava de uma excursão ao parque de diversões da Disney, em Orlando, nos Estados Unidos.
Segundo Felipe Fortunato, responsável pela excursão, Jaqueline começou a passar mal na viagem entre Panamá e Guarulhos, após a conexão no país. O avião que trazia o grupo de volta ao Brasil pousou às 5h44 no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos. A jovem teria morrido uma hora antes de o avião pousar.
A excursão começou no dia 19 de julho, programada para durar 12 dias. De acordo com Fortunato, no dia 30 de julho a adolescente foi levada ao Celebration Hospital, em Orlando, apresentando sintomas como náuseas e dores pelo corpo. A adolescente passou cerca de seis horas no hospital e, depois, foi liberada para seguir viagem.
AE |
Mãe de Jacqueline Ruas passou mal durante enterro na Grande São Paulo |
Outra medida adotada foi a de comunicar sobre o ocorrido ao aeroporto de Cumbica, para que a passageira recebesse a devida assistência médica tão logo ocorresse a aterrissagem do avião em São Paulo, que teve prioridade para o pouso, segundo Fortunato.
Assim que aterrissou, a aeronave foi recebida por profissionais do Posto Médico do aeroporto de Guarulhos, que constatou a morte da adolescente.
Leia mais sobre: pneumonia
Nenhum comentário:
Postar um comentário