SUA CONEXÃO

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

TAM,ANCOS HOLANDESES VOLTAM A SEREM USADOS





No ritmo do noventismo, os tamancos ensaiam sua volta




Atire o primeiro cabide quem nunca expulsou do armário uma peça fora de moda e depois se arrependeu - porque viu a bendita voltar para as passarelas, para as vitrines e, ainda que em nova versão, para o mesmo guarda-roupa, de onde nunca deveria ter saído.

Prepare-se. Há mais uma moda ameaçando voltar. São os tamancos tipo holandeses, lembra-se? Em versão totalmente fechada na frente, por vezes inspirados nos chinelos árabes conhecidos como babuches (ou babuchas), esses sapatos com salto de madeira tipo plataforma e calcanhar livre de amarras vêm aparecendo aos poucos, aqui e ali, nas ruas e nas passarelas. E dão pistas de que podem ser a boa surpresa do verão.

No desfile do verão 2010 da pop TNG, eles surgiram aos montes, de várias cores e em quase todos os looks femininos. Os tamancos pesados também entraram na coleção da modernosa Maria Garcia e até na da romântica Cris Barros. Opa! Tem mesmo novidade aí.

Lá fora, é nas ruas que esse modismo tem mais força - ainda que, em setembro de 2008, a Tuleh tenha desfilado tamancos multicoloridos, quase espadrilles. Faça as contas: a peça foi pensada para ser usada exatamente agora, que é verão no hemisfério norte.

Sem forma muito definida e presente em marcas de diferentes estilos, o velho novo calçado não deve ser a peça mais fácil de usar. "Tamanco é o esportivo do esportivo, para usar com jeans", alerta Gloria Kalil. "Dá para combinar com calça, shorts ou saia para o dia-a-dia. Até com meia calça, para espantar o frio, fica bom", garante a stylist Vanessa Monteiro, que não desce das tamancas em nenhuma estação do ano. "Foi uma das melhores compras que já fiz. Uso todos os dias; é confortável e prático", conta.

Ela jura que ainda vai resgatar um modelo branco que está escondido no armário desde os anos 1990 - houve uma tamanco-mania no início dessa década; quem guardou seu par, vai se dar bem. Quem precisa de um novo item, pode correr para o brechó mais próximo ou prestar atenção nas vitrines deste verão.

PS: O desfile do inverno 2010 da Missoni, apresentado em fevereiro, denuncia a chegada dos mule, outra mania da década de 1990. A conferir.


Cacau Araújo. Colaborou Letícia Rossetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário