SUA CONEXÃO

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

OLHA O PAC AÍ GENTEEE !

PAC que anda

Apartamentos com vista para o mar no Cantagalo e no Pavão-Pavãozinho

Leandro Abrantes observa a vista privilegiada para o mar de Ipanema: um dos moradores beneficiados pelo PAC. Foto: Cléber Júnior / Extra

"Isso aqui é coisa de bacana". A frase foi dita pelo comerciante Leandro Neres Abrantes, de 27 anos, ao entrar pela primeira vez em um dos apartamentos que estão sendo construídas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana e Ipanema, na Zona Sul. Encostado na janela de um dos imóveis, apreciando a vista das praias de Ipanema, do Arpoador e um pedacinho da de São Conrado, ele sonhava com a hora em que passará a ocupar uma das unidades. Ao seu lado, outro futuro morador, o instalador Josué Tiago Caetano, de 45 anos, observava o mar azul manchado com a espuma branca das ondas.

— Quem é que não ia querer um apartamento com uma vista dessa? — perguntou Leandro, nascido em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e morador há 17 anos do Morro do Cantagalo.

Solenidade com Lula
Ele e Josué acompanham, há cerca de um ano, o desenvolvimento da obra. Tijolo a tijolo, os dois viram o nascimento dos 56 apartamentos. Mas nunca souberam ao certo como ficariam as instalações que, a partir do próximo dia 18, se tornarão seus lares. A primeira impressão foi a melhor possível. A entrega será feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

— Não sabia direito o que ia encontrar. Mas agora estou vendo que está tudo muito bonito. Até o acabamento é bem feito — disse Josué, nascido e criado no Cantagalo.

Operário finaliza um dos 56 apartamentos do PAC que serão entregues no dia 18 pelo presidente Lula. Foto: Fábio Guimarães / Extra


A melhor parte da visita, para os dois, foi o apartamento mobiliado — uma espécie de showroom do PAC. Lá, puderam ter uma ideia ainda melhor de como ficará o novo lar depois de decorado.

— Nossa, já estou imaginando a cor da tinta para pintar a parede, o piso que vou colocar. Tenho umas economias guardadas para comprar móveis novos. Vai ser devagarzinho, mas eu chego lá. Vou tirar onda de bacana acordando e vendo o sol nascer da janela — disse Leandro, entusiasmado.

Obra continua
Enquanto os novos moradores se deliciavam com a visita pelo prédio já construído, funcionários trabalhavam nas demais unidades — serão quatro blocos no total. Outros 64 apartamentos devem ser entregues até o fim do ano. Já o playground para a criançada está praticamente pronto.

Leandro Abrantes e Josué Tiago acompanham as obras do PAC: futuros moradores. Foto: Cléber Júnior / Extra


Apesar do deslumbramento com os apartamentos do PAC, Leandro Neres e Josué Tiago dividem uma preocupação: como será a convivência com os vizinhos? Apesar de todos serem moradores do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho e muitos se conhecerem de vista, a vida encaixotada em um apartamento será uma realidade nova para a maioria.

— Eu queria morar no andar mais alto (o quarto pavimento) para não ter ninguém fazendo barulho em cima de mim. Acordo muito cedo para trabalhar — afirmou Leandro.

Atualmente, as 56 famílias escolhidas para morar nos apartamentos que já estão prontos participam de reuniões para conhecer e ajudar a definir essas regras de convivência. Todos podem dar opiniões. Um síndico deve ser eleito para tomar conta de cada prédio.

42 metros quadrados
Conservar os apartamentos também está na pauta das reuniões. Moradores saberão que mudanças poderão ser feitas nos 42 metros quadrados — divididos entre sala, banheiro, cozinha e dois quartos. As unidades serão entregues com chuveiro, torneiras e acabamentos prontos. Mas o piso ficará por conta de cada morador.

O apartamento do PAC mobiliado para visitação de moradores do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. Foto: Cléber Júnior / Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário