SUA CONEXÃO

sábado, 15 de agosto de 2009

QUANTAS PESSOAS JÁ PASSARAM PELO PLANETA TERRA ?



Muita gente. E, até 2050, mais 2,5 bilhões devem pisar no planeta!

A resposta: mais de cem bilhões. O número exato seria 106.456.367.669 pessoas. Carl Haub, pesquisador do instituto americano sobre censo demográfico Population Reference Bureau, é o responsável pelo cálculo. Mas, como não existem registros sobre quantas pessoas viveram no planeta desde o aparecimento do primeiro ser humano, trata-se de um valor aproximado.

Esse cálculo foi feito em 2002 - hoje, teríamos que somar ao valor acima mais 500 milhões de pessoas. Para tal, Haub usou dados arqueológicos, históricos e pesquisas da Organização das Nações Unidas (ONU). Em seguida, dividiu a história em diferentes períodos como em Idade Média e Revolução Industrial. Também considerou que a taxa de natalidade é diferente em cada lugar do planeta.

A primeira dificuldade encontrada foi marcar quando surgiu o primeiro Homo sapiens – nossa espécie. Segundo alguns cientistas, o homem em, aproximadamente, 50.000 a.C já era como conhecemos hoje. Então, essa foi a data escolhida. O segundo problema era saber qual o número populacional nos diferentes períodos e em distintas áreas do planeta. O que poderia ser definido pelas dificuldades em obter comida ou às hostilidades climáticas.

Fazendo as contas... O pesquisador concluiu que, de modo geral, com o passar dos anos nascem menos humanos, mas as pessoas vivem mais. “A mortalidade infantil nos primórdios da raça humana deveria ter sido muito alta, talvez 500 óbitos por 1.000 nascimentos ou até mais”, disse Haub na época. Na Idade do Ferro - cerca de 1200 a.C -, onde hoje está localizada a França as pessoas viviam até os 12 anos. A taxa de natalidade - número de nascimentos - era de 80 pessoas para 1.000. Atualmente, uma elevada taxa de natalidade é de 45 ou 50 pessoas.

Até 1 d.C., o mundo deveria ser povoado por cerca de 300 milhões de pessoas. Em 1650, a população mundial aumentou para 500 milhões. Para se ter uma ideia de como a Terra era vazia com relação ao Homo sapiens, atualmente o Brasil possui quase 200 milhões de habitantes. Porém, em 1800, a população mundial passou de 1 bilhão.

Atualmente, com segurança, o instituto afirma que a população mundial é de 6,7 bilhões de pessoas. E, segundo a ONU, esse número pode chegar a 9,2 bilhões em 2050. O aumento equivale ao tamanho total da população do mundo no ano de 1950. Tantas pessoas habitando o planeta ao mesmo momento se deve, resumidamente, à melhora na qualidade de vida, ao acesso a alimentos e a prevenção e tratamento de doenças.

Leia mais sobre: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário