SUA CONEXÃO

quarta-feira, 8 de julho de 2009

CHAÍ - O CHÁ DAS INDIAS

Chai, o chá indiano

Bebida que é sucesso em "Caminho das Índias" faz bem à saúde



Um novo chá promete fazer sucesso neste inverno. Trata-se do chai, bebida originária da Índia que ganhou destaque na novela “Caminho das Índias”. Este chá traz uma série de benefícios para o organismo, além de ser gostoso. O ator Rodrigo Lombardi, o Raj da novela, é um que virou fã.
— Não conhecia o chai, mas experimentei na Índia e gostei muito — conta o galã.
Com sabor picante, as especiarias utilizadas fazem bem para a saúde.
— A canela, o cardamomo, o gengibre e o chá preto combatem problemas de digestão e têm ação anti-inflamatória e antioxidante, o que reflete na beleza da pele. Esses ingredientes também aumentam a disposição — explica a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional.

Para aquecer e enganar a fome

O chai é uma boa pedida para os dias mais frios. A bebida aquece o corpo, graças à função vasodilatadora da canela. Como leva leite, ela também proporciona saciedade.
— O chai ajuda quem deseja manter a boa forma. Beba à tarde, acompanhado de torradas. Para deixá-lo mais leve, troque o açúcar por adoçante dietético em pó ou mel. Já quem tem intolerância à lactose pode trocar o leite de vaca pelo de soja — completa a nutricionista.
Como a bebida leva chá preto, evite tomar o chai após as 18h. Ela não é indicada para gestantes e pessoas que têm problemas gástricos.
O chai original, feito na Índia, é uma mistura de temperos e especiarias em pedacinhos. A nutricionista e especialista em chá Carla Saueressig, proprietária da A Loja do Chá, em São Paulo, é quem ensina como prepará-lo. Veja abaixo.

A RECEITA ORIGINAL
Ingredientes
- Canela em pau, sementes de cardamomo, gengibre, cravos da índia e pimenta do reino em proporções iguais
- 1 litro de água
- Leite a gosto
- Chá preto ou verde a gosto
- Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo:
Prepare o chai. Misture uma quantidade semelhante de canela em pau, sementes de cardamomo, gengibre, cravos da índia e pimenta em pedacinhos pequenos. Para fazer o chá, basta acrescentar 11g do chai em um litro de água fervente. Deixe ferver por 20 minutos. Isso garante a extração dos benefícios dos temperos e das raízes. Coe e acrescente o leite, que pode ser quente ou gelado, ou o chá preto ou verde, conforme preferir. A quantidade varia: quanto mais leite ou chá, menor a concentração das especiarias e mais suave o sabor. Adoce a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário