SUA CONEXÃO

quarta-feira, 8 de julho de 2009

MARATONA

Maratona

Correr exige planejamento e treinamento

A atriz Emanuelle Araújo corre há dois anos / Foto: Gustavo Azeredo (arquivo)

Nesta manhã, pouco mais de 15 mil pessoas correm pela orla do Rio. Alguns chegarão à façanha de percorrer 42km, outros, a metade, e uma grande parte estará completando 6km, no percurso chamado de Family Run (Corrida Familiar, na tradução). Trata-se da Maratona Caixa do Rio, que, este ano, bateu recorde de inscritos. São vários os motivos que levam as pessoas a correr. Muitas começam nas academias em busca de um corpo sarado. Outras sentem necessidade de melhorar a saúde e, consequentemente, a qualidade de vida. O fato é que todas acabam se viciando em corrida e engrossando a lista de inscritos nas diversas maratonas que acontecem na cidade ao longo do ano.

A atriz e cantora Emanuelle Araújo está na lista dos que começaram a correr despretensiosamente e, hoje, não conseguem viver sem o suor e o vento no rosto. Praticante há cerca de dois anos, Emanuelle é exemplo de como se preparar para o início da atividade física.

— Antes de começar a correr, preparei meus músculos com exercícios de musculação. Fiz isso para não sobrecarregar meu joelho e evitar os problemas de impacto dos pés com o chão — ensina.

Thiago Fragoso correrá maratona de 42km / Foto: Rodrigo dos Anjos (Photo Rio News)

Praticar corrida não é tão simples assim. É preciso seguir algumas recomendações. A atriz Emanuelle Araujo, de 32 anos, dá a sua: “o alongamento é indispensável”

— É se alongando que você irriga as articulações e dá espaço para o músculo se desenvolver. Fico horrorizada com a quantidade de gente que vejo na academia pegando muito peso sem fazer um alongamento sequer — conta a atriz, que intercala as corridas com a prática da ioga.

— Quando estou precisando de energia, corro, mas, quando quero relaxar, faço a ioga.

Relaxamento não é o que leva o ator Thiago Fragoso às pistas. Ele, que começou correndo apenas como passatempo, encara, hoje, a sua primeira maratona. Thiago é um dos que pretendem completar os
42km, que começam na Praça do Pontal, no Recreio, e terminam (ufa!) na Praça Cuauhtémoque, no Aterro do Flamengo. O tamanho do percurso não assustou o rapaz.

— Essa é minha primeira maratona e espero completar os 42km animado para a próxima — disse o ator, que teve sua estreia no esporte no ar-condicionado. — Comecei por acaso, na academia e fui pegando o gosto pela coisa.

Aos poucos, conta Thiago, ele foi aumentando o ritmo:

— Ultimamente, tenho corrido de quatro a cinco vezes por semana, o que dá algo em torno de 50 a 80km semanais.

A graduação do esforço, como fez o ator, é, segundo especialistas, o correto para quem se exercita, sobretudo, na corrida.

— Começar a se preparar um mês antes não adianta. O corpo leva cerca de 12 semanas
para se condicionar. Até chegar a esse ponto, você deve dosar a frequência, o ritmo e, muito importante, saber respeitar os períodos de descanso — explica Pedro Menezes, educador físico da Labofit, com mestrado em fisiologia do exercício.

Outra que segue o treinamento à risca é a atriz e apresentadora Fiorella Matheis, de 21 anos.

— Comecei a correr com 15 anos, quando minha família se mudou para São Paulo e eu tive de começar a frequentar academia. Hoje, sou apaixonada — conta a atriz, que dá sua receita de alimentação: — Tomo um
suco de frutas meia hora antes e não esqueço do carboidrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário