SUA CONEXÃO

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Leitores elegem 'Billie Jean' a melhor música de Michael Jackson

Michael Jackson em 1983 / Reuters

RIO - Para cerca de 3,2 mil leitores que participaram da votação, " Billie Jean " é a música mais marcante da carreira de Michael Jackson. A canção, um dos grandes sucessos de "Thriller", o álbum que Jackson lançou em 1982 e se tornou o disco mais bem-sucedido da história da música, com vendas superiores a 100 milhões de cópias, fazia parte de uma lista de 12 canções, elaborada pelos críticos de O GLOBO. Ela foi a preferida por 28% dos leitores, seguida pela balada " Ben ", hit da adolescência do astro, com 15%. " Beat it", o arrasa-quarteirão de "Thriller" que une funk e rock e traz um dos mais famosos riffs de guitarra dos anos 80, cortesia do guitarrista Eddie Van Halen, ficou em terceiro, com 14%.

Veja o resultado completo da votação

O quarto lugar, com 10% da preferência dos leitores, foi para " Don't stop 'til you get enough", a sacolejante faixa de abertura do disco "Off the wall", de 1979 - o primeiro da lucrativa parceria com o produtor Quincy Jones. E o quinto ficou com " Black or white ", o ecumênico sucesso do álbum "Dangerous", de 1991.

Foi com "Billie Jean", porém, que Michael Jackson se consolidou no topo do pop. A apresentação desta música no evento "Motown: yesterday, today, tomorrow", em 1983, foi tão marcante que o dono da gravadora, Barry Gordy, fez questão de lembrá-la na cerimônia pública de despedida ao astro, terça-feira, no Staples Center, em Los Angeles. "Quando começou a batida de 'Billie Jean' e Michael retirou seu chapéu, ele fez história. Ele fez o 'moonwalk' e foi mágico. Michael entrou em órbita e nunca mais voltou", disse Gordy.

Entre os leitores, houve quem considerasse escolher uma só canção uma árdua escolha. "E gosto de todas!!! Não saberia escolher uma só", disse a internauta Martina Botelho. Outros lembraram músicas como "Never can say goodbye" e "We are the world". "'Heal the world', 'Man in the mirror', 'The way you make me feel', 'You are not alone', o megahit e megaclássico 'Thriller', enfim... Jacko reescreveu a história da música, tanto por seu som quanto por seus clipes e shows", listou e opinou a leitora Jeanne Chisholm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário