SUA CONEXÃO

quarta-feira, 8 de julho de 2009

NUTRIÇÃO

Nutrição

Descubra as diferenças entre os tipos de leite

Divulgação

Pode parecer, mas leite não é tudo igual. Há um tipo adequado para cada época da vida. Além da origem, o índice de gordura e até a forma como é armazenado fazem diferença na hora da escolha.

O leite de cabra, por exemplo, é o mais rico em cálcio. Uma porção de 100ml apresenta 134mg da substância, enquanto o de vaca tem 119mg. Por isso, o de cabra seria uma boa opção na infância, quando os ossos da criança estão sendo formados.

O leite de vaca, no entanto, continua sendo o preferido entre os nutricionistas.

— Sou amante do leite de vaca. Ele só perde para os demais em termos de gordura. Mas se você substituir o integral pelo semidesnatado ou o desnatado, o leite fica magro e continua com o mesmo
índice de cálcio do integral — explica a nutricionista especializada em nutrição clínica Tânia Bottino.

Pasteurizado ou UHT Mas, mesmo no leite de vaca, há diferenças importantes. A principal é a que separa os
pasteurizados dos longa vida (conhecidos também como UHT, ultra high temperature, na sigla em inglês).

— O longa vida é um leite submetido a temperaturas mais altas na industrialização (140° C a 145° C) do que o pasteurizado (72° C a 75° C). Isso não altera a quantidade de cálcio, nem de outros nutrientes. A diferença de temperatura determina o tempo que o leite poderá ficar armazenado para consumo — explicou o presidente do Sindicato da Indústrias de Laticínios (Sindileite/SP), Carlos Humberto de Carvalho.

Segundo ele, nenhum dos leites industrializados no Brasil contém conservante. O que os diferencia é ape
nas a temperatura de fervura.

Além das crianças, os idosos devem ter alto consumo de cálcio. Segundo Tânia Bottino, o leite e seus derivados continuam sendo excelentes repositores do nutriente.

— Só recomendo o suplemento quando o idoso tem algum problema que impede a fixação do cálcio. Mas, em geral, os derivados do leite conseguem suprir todas as necessidades também nesta faixa etária —
afirmou a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário