SUA CONEXÃO

quarta-feira, 8 de julho de 2009

DIETA

Dieta

Comer maçã emagrece

A apresentadora Mônica Gulin não dispensa uma maçã / Foto: Fernando Dantas (Diário de S. Paulo)

Uma nova propriedade da maçã promete fazer sucesso entre as mulheres: a de emagrecedora. Só que para perder peso com a fruta seria necessário comer 20 maçãs por dia. Difícil. A ciência, no entanto, deu uma mãozinha e a milagrosa substância, a floridizina, equivalente a essa quantidade, vai virar uma cápsula.

A floridizina é um dos po- lifenóis da fruta. O pesquisador David Carré, que esteve no Brasil há algumas
semanas para lançar o produto, explica que a substância atua no intestino, inibindo a absorção do
açúcar.

— O nosso corpo não necessita de uma grande quantidade de açúcar. O produto vai funcionar como um coadjuvante para quem faz dieta — diz Carré.

A recomendação são dois gramas ao dia. Não há contraindicação. Estudos clínicos realizados na França, durante dois anos, mostram redução de peso a partir da primeira semana de uso.

— Dois gramas equivalem a 20 maçãs de boa qualidade. Apenas da fruta bem selecionada é possível extrair essa substância — explica Carré, que é engenheiro químico.

A nutricionista Daniela Cyrulin, do Instituto Saúde Plena, afirma que a maçã é o alimento que contém a maior concentração de polifenóis, substâncias responsáveis por eliminar os radicais livres do corpo, prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo o organismo de uma série de doenças.

— A floridizina impede a absorção de boa parte da glicose. Ela é muito benéfica para quem tem diabetes, mas não tem relação direta com o emagrecimento. Isso é apenas uma consequência menor — afirma Daniela.

Segundo a nutricionista, quem deseja aproveitar os demais benefícios da maçã deve, no entanto, ingeri-la ao natural.

— A pectina, fibra presente na fruta, ajuda a eliminar as toxinas que causam o inchaço do corpo. Desse modo é possível se livrar de maneira saudável daqueles dois quilos que todos querem perder — completa Daniela Cyrulin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário