SUA CONEXÃO

terça-feira, 7 de julho de 2009

Rei do Pop Adeus a Michael Jackson: multidão de fãs, parentes e artistas se despedem do astro

Cantora Janet Jackson consola a sobrinha Paris Jackson; La Toya Jackson com o sobrinho Prince Michael II e Randy Jackson com Prince Michael I no palco do Staples Center na homenagem a Michael Jackson. Foto AP

RIO - Ao som de "We are the world" e "Heal the world" aconteceu o encerramento das homenagens a Michael Jackson, nesta terça-feira à tarde (hora de Brasília), no ginásio Staples Center lotado com 11 mil fãs, parentes e artistas, em Los Angeles. Em pouco mais de duas horas de cerimônia com o caixão com o corpo do Rei do Pop no palco, artistas como Lionel Ritchie, Stevie Wonder e Mariah Carey cantaram sucessos dele e lembraram do cantor. No momento mais emocionante do adeus a Michael, Paris, filha de 11 anos de Jacko, falou em público pela primeira vez na despedida de seu pai.

- Queria apenas dizer que, desde que eu nasci, você foi o melhor pai que se pode imaginar. E queria dizer que eu amo você, papai. Tanto - disse a menina, aos prantos, enquanto era consolada pela tia Janet Jackson.

Leia: cerimônia apresentou ao público outro ângulo da família de Michael Jackson

As imagens da cerimônia em homenagem a Michael Jackson no Staples Center

Pelo mundo, fãs homenageiam Michael Jackson acompanhando o velório em telões

Participe: velório público buscou equilíbrio entre cerimônia e espetáculo. O que você achou da cerimônia?

Patricia Kogut mostra os números de audiência da homenagem a Michael Jackson nas TVs brasileiras

Leia o que diz o atestado de óbito de Michael Jackson

'Moonwalk' coletivo é sucesso na internet

Os irmãos de Michael Jackson carregam o caixão com seu corpo para dentro do Staples Center, em Los Angeles. Foto AP

Sob aplausos e ao som de um coral gospel, o corpo de Jackson chegou às 14h32m (10h32m em Los Angeles) ao palco do Staples Center. O caixão - levado ao estádio num comboio de carros com parentes e amigos pelas ruas de Los Angeles - foi carregado até lá pelos irmãos de Michael, muito emocionados. A cerimônia de adeus foi aberta pelo cantor Smokey Robinson, que leu trechos de mensagens enviadas por personalidades, como Nelson Mandela e Diana Ross.

''Michael foi meu amor particular. Uma parte preciosa da minha vida... '', leu as palavras de Diana - citada no testamento de Jackson - Robinson.

Mariah Carey e Trey Lorenz homenageiam Michael Jackson no palco do Staples Center. Foto AFP

A primeira homenagem musical coube a Mariah Carey, soltando a voz no sucesso do Jackson 5 "I'll be there" ao lado de Trey Lorenz. O cantor Lionel Richie, que compôs com Michael "We are the world", foi o segundo a se apresentar, com "Jesus is love".

- Nós sentimos a sua falta, Michael - disse Mariah Carey após se apresentar.

Em seguida se sucederam no palco personalidades (a emocionada ex-namorada Brooke Shields, Magic Johnson e Queen Latifah, por exemplo), que lembraram de seus momentos ao lado do Rei do Pop, e muitas atrações musicais, como Stevie Wonder, John Mayer e Jennifer Hudson. Reverendos também tiveram vez, assim como parentes.

- Nós sempre o amaremos, Michael - disse Stevie Wonder, antes de cantar "I never dreamed you'd leave in summer".

O irmão Jermaine Jackson cantou "Smile", de Charles Chaplin - música preferida do Rei do Pop, segundo Brooke Shields -, com a voz embargada de tanta emoção. Tudo permeado com belas imagens de arquivo de apresentações do cantor, como a participação dele em 1969 - ainda no Jackson 5 - no "Ed Sullivan Show" da TV americana.

Execução de 'We are the world'. Foto AP

Os "backing vocals" de Michael Jackson - que ensaiavam ao lado dele a volta do cantor aos palcos na turnê "This is it" - puxaram o coro de "We are the world", enquanto no telão no fundo do palco mostrava imagens de símbolos de diversas religiões. Cantores famosos e familiares de Jackson aos poucos foram aderindo ao coro da música.

Às 16h42m, sob muitos aplausos, o caixão com o corpo de Michael Jackson deixou o palco do Staples Center ao som de "Heal the world". Assim como acontece desde a morte do cantor, não há informação oficial sobre o enterro. Os parentes de Michael foram almoçar após a homenagem e até as 22h (18h em Los Angeles), o caixão não havia retornado ao cemitério Forest Lawn, onde aconteceu o velório privado à família do astro no início da manhã desta terça-feira. Michael provavelmente deve ser enterrado no Forest, onde o corpo dele foi embalsamado.

A polícia de Los Angeles estima que 250 mil pessoas ocuparam as imediações do Staples Center. Para cobrir os milionários custos públicos com a cerimônia - como policiamento e infraestrutura -, a prefeitura da cidade abriu um site para receber doações . Apesar da multidão presente, o clima foi de tranquilidade entre os fãs. O site TMZ registrou um fã sendo detido por dois policiais depois de usar seu violão para promover baderna. Seis mil e quinhentas pessoas, sorteadas pela internet, viram a cerimônia num teatro ao lado do Staples Center conferindo tudo por um telão. Fãs também conferiram o tributo em frente ao rancho Neveland , onde Michael Jackson morou.

Fãs de Michael Jackson choram do lado de fora do Staples Center. Foto AP

Uma curiosidade marcou a manhã da terça-feira perto do local do velório. Elefantes marcharam em direção ao centro da cidade em um dia circense digno de um superastro. Onze elefantes asiáticos e sete cavalos do circo Ringling Bros. and Barnum & Bailey avançavam desde a madrugada a partir de Union Station até o Staples Center. O porta-voz do circo Andy Pérez contou que a marcha de paquidermes antes do amanhecer é uma tradição de décadas do circo, que estreia na quarta-feira seu espetáculo no Staples Center.

Michael Jackson vai ser enterrado sem cérebro, diz jornal inglês

Internautas falam do adeus a Michael Jackson

Confira o especial com a carreira do astro pop

Nenhum comentário:

Postar um comentário