SUA CONEXÃO

quarta-feira, 8 de julho de 2009

QUEIJO NÃO ENGORDA

Parece mentira, mas não é...

Texto: Mariana Claudino

Queijo amarelo engorda, macarrão engorda, chá emagrece... Quantas vezes não ouvimos frases como essas? Já que hoje é 1º de abril, resolvemos esclarecer o que é verdade e o que é mentira quando o assunto é alimentação e dieta.


Uma das maiores surpresas para os amantes do queijo amarelo, por exemplo, é o fato de que ele tem sido visto erradamente como vilão. Parece mentira, mas há muitos queijos amarelos com igual ou até menor quantidade de gordura do que os brancos.


— Foi criado um mito de que quanto mais amarelo, mais gordura o queijo tem. A cor não tem nada a ver com o conteúdo. Por uma tradição milenar, os queijos amarelos contêm o corante urucum — explica Silmara Figueiredo, consultora da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq).


A atriz Carolina Macieira ficou feliz da vida ao saber que suas paixões alimentares podem ser consumidas sem tantos senões.



— Adoro queijo amarelo e muitas vezes deixei de comê-lo por achar que ele engorda — diz ela.


Outro mito desmentido é o fato de que arroz e feijão engordam.


— Juntos, arroz e feijão formam um conjunto de aminoácidos tão importantes tanto quanto a carne. O principal é não exagerar: a porção deve ser da mão fechada da pessoa. Além disso, sempre variar o tipo de feijão ingerido — explica Sônia Almeida, nutricionista do Vigilantes do Peso.



Os dois lados da alimentação:


Verdade


Gema de ovo em excesso eleva o colesterol - A gema de ovo é muito rica em gordura. Além disso, é derivado animal, que tem colesterol.


Bebida alcoólica engorda - As bebidas alcóolicas são fontes de energia (em outras palavras, calorias), e o nosso corpo não tem capacidade de armazenar o álcool. Assim, as calorias contidas no álcool são transformadas em reservas de gordura. Quanto maior o teor alcoólico da bebida, mais calorias ela terá.


Pão integral é mais saudável do que o francês - O integral contém mais fibras e nutrientes e retarda a digestão, enquanto o francês é feito de farinha branca refinada e possui menos fibras, fazendo a digestão em menor tempo.


Consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata - Existem alguns estudos que comprovam que o consumo de tomate ou molho de tomate, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata.


Mentira


Macarrão e carne engordam - O macarrão não engorda, o problema são os molhos. O branco é muito mais calórico que o de tomate. A carne vermelha, se feita no grill ou na chapa sem óleo, temperada com alho e cebola, pode ser uma ótima opção até mesmo numa dieta alimentar.


Queijo amarelo engorda - Queijos prensados, como o prato, usam mais leite. Já o Minas frescal tem menos leite do que o prato. Mas isso não mexe tanto nas calorias: o prato tem de 90 a 110kcal e o minas, de 70 a 100kcal. "Comer duas fatias grossas de queijo Minas é consumir mais calorias do que ingerir duas fatias finas de queijo prato", explica Silmara Figueiredo.


Açúcar engorda mais do que mel - Mel e açúcar, em quantidades iguais, têm o mesmo número de calorias. A vantagem do mel é que ele contém vitaminas e minerais. A desvantagem é que adoça menos que o açúcar, então, o consumo tende a ser maior.


Chocolate diet não engorda - Ao contrário. O chocolate diet é isento de açúcar, mas tem mais gordura que os tradicionais.


Foto: Gustavo Azeredo


Beleza: Dani Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário