SUA CONEXÃO

quarta-feira, 8 de julho de 2009

PF investiga despejo de toneladas de lixo no Brasil

Em três portos brasileiros foram encontrados contêineres com lixo vindo da Inglaterra. Papéis, plástico, vidros e até a tampa de um banheiro químico. Mais de mil toneladas no total.

A Polícia Federal começou a investigar o despejo de mais de mil toneladas de lixo nos portos brasileiros. A carga veio da Europa escondida em contêineres.

Em Santos, no litoral paulista, foram encontradas 300 toneladas de lixo. “É uma sujeira. Isso é um desrespeito com o nosso país, nós não somos o lixão do mundo”.

No porto de Rio Grande, no sul gaúcho, outras 740 toneladas foram isoladas. No Porto Seco da serra gaúcha, em Caxias do Sul, chegaram quase 150 toneladas de resíduos, em oito contêineres. Por ordem do importador, a empresa que fez o transporte recolheu as caixas e descarregou o material no pátio, a céu aberto, junto de outras cargas.

O lixo agora está sob a guarda da Polícia Federal até que tudo seja removido. O carregamento começou a chegar em fevereiro, mas só em junho a Receita Federal localizou os 64 contêineres.

Papéis, plástico, vidros e até a tampa de um banheiro químico. Um recado surpreendeu os fiscais. A mensagem escrita em português pede para que os brinquedos sejam entregues a crianças pobres e sejam lavados antes de usar.

“Já existe todo um histórico de uma prática da máfias na Itália que desviam o lixo do descarte e colocar em outros países. A gente já tinha informação que esse tipo de prática acontecia nos países africanos, na China e agora infelizmente aqui no Brasil”, disse Marco Antônio Medeiros, inspetor da Receita Federal.

Segundo as investigações, os navios com a carga indesejada saíram do porto de Felixtowe, na Inglaterra, fizeram escala na Bélgica e descarregaram no Brasil.

A carga entrou no país como se tivesse sido importada por duas empresas de Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Mas o produto encomendado seria um plástico usado na fabricação de telhas.

“Ele efetivamente não comprou aquilo que está nos contêineres, a documentação toda está em dia, está perfeita, porém o que não está perfeito é a mercadoria que está dentro do contêiner”, explicou Silvana Giacomini Werner, advogada das empresas.

O Ibama multou cinco empresas, duas importadoras e três transportadoras, em R$ 408 mil cada uma. “Todo o movimento vai ser no sentido de obrigar os responsáveis a devolução dessa carga para o exportador na Inglaterra”, disse Sandro Klippl, chefe de fiscalização do Ibama.

A Polícia Federal abriu nesta quarta um inquérito para investigar o crime ambiental. “Se isso foi uma importação legal e nessa importação legal recebemos um material ilegal, ou se as empresas aqui no Brasil tem participação nesse descarte desse lixo da Europa para países do terceiro mundo”, declarou João Manoel Vieira, delegado da Polícia Federal.

NOTA : O PRIMEIRO MUNDO SABE ONDE JOGAR O LIXO - NA LATRINA DO BRASIL ! SE AS PESSOAS SE DESSEM O RESPEITO ISSO NÃO ACONTECERIA NÉ ?

FALA PRESIDENTE LULA DA SILVA, CADÊ A JUSTIÇA ? FALA POVO SEM VERGONHA QUE VOTA NAQUILO QUE SE JOGA NA LATRINA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário